Embrapa lança publicação sobre adubação no Cerrado
A Embrapa lançou uma importante publicação para o setor, chamada â??Adubação do Algodoeiro no Ambiente de Cerradoâ?, que tem como principal objetivo melhorar a eficiência de uso dos fertilizantes na cultura.
O material, disponÃvel para todos os interessados, traz informações sobre as diversas fases da adubação, melhor época de aplicação dos nutrientes, dosagens e critérios de aplicação.
Conforme a pesquisadora da Embrapa Algodão, Ana Luiza Borin, que é especialista em Ciência do Solo, a adubação do sistema produtivo tem como premissa o balanço de nutrientes ao longo do ciclo das culturas envolvidas no processo, visando o sistema como um todo e não uma única cultura.
â??Nos cultivos da soja, do milho e do algodão, que são os predominantes no Cerrado, a elaboração de um programa de adubação com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo é fundamental e deve começar pela análise do solo com o objetivo de diagnosticar as limitações quÃmicas e definir estratégias de correção e recomendaçãoâ?, orienta.
Segundo Ana Luiza, é imprescindÃvel o desenvolvimento de estratégias de manejo que tornem mais eficiente a utilização de fertilizantes em sistemas intensivos de produção de grãos e fibra, principalmente, se for considerada a dependência externa de aquisição de fertilizantes, a valorização de fertilizantes em relação ao algodão, o risco ambiental das adubações mal manejadas e a competitividade do produtor brasileiro no mercado agrÃcola globalizado.
A pesquisadora destaca ainda que no caso do algodão, o custo com fertilizantes pode representar até 30% do custo total de produção, enquanto que no mundo, é próximo a 14%.
Março Lilás
O Março Lilás é dedicado à conscientização sob......
Novas Obras de Montagem de Unidade Bastos
Registro da montagem da gaiuta lateral de Unidad......
DDS da Equipe Bastos
Registro de um DDS (Diálogo diário de segurança)......
Primeiras Entregas do Ano
Registros do processo de carreg......
Reuniões de Planejamento
Momentos de reunião das equipes são de sum......