Seja bem vindo à
Indústria e Comércio Bastos

Central de Atendimento
51 3428.7008

Ministério da Agricultura atualiza Manual de Fertilizantes

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a aprovação dos métodos oficiais para o controle de qualidade de insumos agrícolas.

O trabalho é uma atualização e ampliação do Manual Oficial de Fertilizantes e Corretivos, lançado em 2007, resultando na apresentação da metodologia oficial para a realização de amostras de fertilizantes e corretivos.

A partir deste mês de fevereiro, os laboratórios que integram a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária serão obrigados a seguir as diretrizes estabelecidas no Manual.

O objetivo é reunir os métodos analíticos a serem utilizados na verificação da conformidade dos fertilizantes e corretivos agrícolas quanto aos teores de nutrientes e à presença de contaminantes químicos, nas análises realizadas para fiscalização destes produtos pelos Laboratórios do Mapa ou credenciados pelo Ministério.

De acordo com Murilo Veras, fiscal federal Agropecuário (FFA), o Manual é uma necessidade constante do setor produtivo e é um requisito indispensável para se atingir os objetivo do setor.

â??A finalidade dele é de harmonizar as práticas de controle de qualidade nas áreas de produção, fiscalização e consumo dos fertilizantes e corretivos utilizados no paísâ?, disse Veras.

Para o fiscal federal, o Manual pode ser marco referencial para os métodos a serem utilizados e desenvolvidos pelos laboratórios de monitoramento e controle de qualidade da indústria de fertilizantes e corretivos nos parâmetros de conformidade, qualidade e inocuidade.