Seja bem vindo à
Indústria e Comércio Bastos

Central de Atendimento
51 3428.7008

Grupo norte-americano de fertilizantes investe US$ 2,7 no RS

O grupo Transgas anuncios investimentos de US$ 2,7 bilhões de dólares na cidade de Candiota, no Rio Grande do Sul.

A empresa vai construir um fábrica de fertilizantesa partir da gaseificação do carvão mineral. Será o primeiro empreendimento do gigante norte-americano no país.

A unidade extrairá do carvão o syngás (mistura de monóxido de carbono e hidrogênio) matéria-prima à elaboração do fertilizante. O protocolo de intenções foi assinado no dia 25 de março, no Palácio Piratini, entre o governador José Ivo Sartori, o presidente da TransGas, Adam Victor, secretários, Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e prefeitos.

Conforme a apresentação feita pelo presidente da TransGas, serão gerados 5 mil empregos temporários nos 39 meses necessários às obras. Depois de pronta a fábrica terá 300 postos fixos de trabalho.

Fornecedores e parceiros da unidade criarão mais 300 empregos e as áreas da infraestrutura e mineração, outros 600 postos, informou o executivo.

A preferência pelo Rio Grande do Sul, segundo Victor, deve-se à presença, no Estado, de 80% das reservas de carvão do Brasil. A CRM é concessionária das jazidas de Candiota e Minas do Leão. â??Firmar contrato com fornecedor estatal nos dá tranqüilidade jurídica e operacionalâ?, disse.

No plano estratégico a implantação da fábrica deve-se à necessidade mundial crescente de expansão da produção de alimentos, cenário no qual o Brasil "è um celeiro", enfatizou Victor. "Cerca de 25% dos alimentos são cultivados no planeta a partir dos fertilizantes vindos do carvão mineral", acrescentou. O mercado da TransGas, no país, seriam cooperativas de produtores de grãos e consórcios de compradores de fertilizantes.

A tecnologia é considerada limpa: a Transgas, em parceria com a alemã ThyssenKrupp, promove a extração do syngas por processo químico e não pela queima do carvão mineral.

A CRM, de acordo com o presidente Edvilson Brum, fornecerá 2,5 milhões de toneladas de carvão/ano à planta industrial da Transgas.