Seja bem vindo à
Indústria e Comércio Bastos

Central de Atendimento
51 3428.7008

Brasil importa 75% dos fertilizantes utilizados

Um dos maiores produtores mundiais, o Brasil importa 75% dos fertilizantes que usa, um risco para a manutenção das safras, apesar de possuir uma das agriculturas mais fortes do mundo.

Atualmente registramos uma safra anual de 209,5 milhões de toneladas, com crescimento de produção superando os 8% ao ano.

Um componente fundamental para o sucesso desta produção chama-se fertilizantes. Em 2015 foram usados 28 milhões de toneladas, quantidade usada em 2015, para nutrir leguminosas, frutas e grãos.

Cerca de 75% desses insumos são importados. O Brasil é o quarto maior consumidor de fertilizantes, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos.

Enquanto o consumo desses produtos aumenta, em média, 2% ao ano no mundo, o crescimento no Brasil é de 4%. De maneira inversa, a fabricação nacional tem caído nos últimos anos, abrindo espaço para a entrada de mais produtos importados.

Essa dependência de nutrientes estrangeiros influencia diretamente no custo da lavoura e obriga os fazendeiros a incluírem a cotação do dólar na conta da produção da safra.

Sem uma política nacional para o setor, os produtores brasileiros têm poucas chances de conquistar a independência dos fertilizantes importados.

??O preço ficou alto, e o governo zerou a alíquota da importação, o que estimulou a importação. Isso foi feito para proteger o agricultor, mas causou um problema: a retração ainda maior dos investimentos na produção nacional?, ressalta José Carlos Polidoro, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Solos.

Para Poliodoro, o problema dos fertilizantes é uma questão de segurança nacional. ??Importamos mais de 90% do potássio que consumimos, e esse nutriente é muito exigido pela planta. Se algo acontecer na Rússia, por exemplo, o Brasil sofre um problema de abastecimento sério?, estima o especialista da Embrapa. ??Esse é um país que depende da agricultura, e não produzir fertilizante é um erro estratégico grande.?

A Bastos Indústria e Comércio é especializada a produção e comercialização de equipamentos de alta performance para mistura e ensaque de fertilizantes.

Faça uma consultoria totalmente gratuita com o nosso Departamento de Venda Técnica, através do telefone (51) 3470-3971.